Como a abelha-rainha impõe sua ‘coroa’ às operárias!!

abelha-rainha é nutrida na colmeia com a geleia real. O processo que segue, para a manutenção do trono de uma líder reprodutora, foi estudado pelo pesquisador brasileiro Túlio Nunes, coordenado por Norberto Lopes, da Sociedade Brasileira de Química, que desvendou como a nova “chefe” do grupo se destaca e se impõe entre as demais.
Com artigos publicados sobre o assunto nas revistas Nature Ecology & Evolution e Scientific Reports, Lopes conta que a pesquisa analisou todo o processo para encontrar substâncias exaladas pelas abelhas. Os autores usaram mais de 20 espécies de abelhas sem ferrão para o estudo, do Brasil e da Austrália.
“No Brasil, você tem as chamadas abelhas sem ferrão. A mais conhecida é a jataí, do famoso mel de jataí, super valorizado no mercado”, disse.
Na maior parte das espécies de insetos sociais ­– com comunidades, como as colmeias – a rainha sinaliza seu poder para reprodução com feromônios. Quando a líder passa a liberar a substância, há um bloqueio do ovário da operária. Isso não acontece exatamente nas espécies pesquisadas.

Comentários