Alimentos que são "bombas"



O sódio é um inimigo invisível, principalmente para quem tem a pressão arterial alta. O sal de cozinha é a principal fonte do elemento na alimentação cotidiana, mas ele se esconde em vários outros alimentos. De acordo com a médica Fernanda Consolim, do InCor (Instituto do Coração), atualmente, ingere-se em média 12 gramas de sal por dia --o que equivale a 4,8 gramas de sódio.
 "Essa ingestão é muito maior do que a necessária para o bom funcionamento do organismo --até 6 gramas de sal por dia, que equivale a até 2,4 gramas de sódio". Para se ter ideia, uma colher de café leva cerca de 5 gramas de sal. Ou seja, quase a quota diária recomendada.
“O consumo de grandes quantidades de sal faz com que pessoas hipertensas apresentem dificuldade na excreção [eliminação] da substância. Isso porque elas retêm por mais tempo o sódio e a água no organismo, condição que interfere diretamente nos valores da pressão arterial”, explica a cardiologista Fernanda, da Unidade de Hipertensão do InCor.

Mas se faz tão mal, então por que não abolir o sódio dos alimentos de uma vez por todas? De acordo com a professora do curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Marise Pollonio, o sabor e a predileção por alimentos mais temperados é o que faz o sódio ainda estar tão presente nas guloseimas. Abaixo, quatro especialistas consultadas pela reportagem comentam alguns dos alimentos que mais possuem sódio e que, portanto, você deveria evitar:


saiba mais:

Comentários