" Sorvete de Inhame e seus valores!!


SORVETE DE INHAME:
2-  inhame  médio descasque e cozinhe
½  lata de leite condensado light  - 1 -Pote de iogurte light.      
Se quiser algum sabor acrescente.  
Bata tudo no liquidificador (não pode bater muito)
Leve para gelar, depois de 1 hora + - bater novamente para ficar cremoso.


O inhame
 cozido é batido no liquidificador. A nutricionista acrescentou coalhada feita em casa.  É um excelente  anti-inflamatório e ajuda no funcionamento intestinal. Se quiser simplificar, pode usar iogurte natural industrializado. Tudo é batido no liquidificador, junto com o leite condensado, que pode ser light. O segredo para que fique no ponto certo é não bater muito, senão o inhame acaba engrossando. É para ficar igual a um purê. 
O inhame é depurativo do sangue. A ação anti-inflamatória  faz bem para pele e ajuda até no combate as celulites, que são inflamações nas células de gordura um sorvete turbinado! 

“Você tem vitaminas do complexo B, você tem vitamina C, você também tem traços de vitamina E   e um conjunto de outras substâncias naturais que você encontra no próprio inhame, como antioxidantes, que juntamente com as vitaminas e os outros componentes dessa preparação, auxiliam na prevenção de doenças crônicas, principalmente aquelas relacionadas ao stress”, explica a nutricionista Ana Vládia Bandeira Moreira, da UFV.

Mas um alerta: ele não é aconselhável para diabéticos, porque tem muito açúcar. 
O sorvete de abóbora com abacate também é uma alternativa de alimento refrescante rico em ácidos graxos, que fazem bem ao coração. 
“Tem o betacaroteno, tem vitamina A, que ajuda não só na questão dos processos ligados à cicatrização, à função da nossa visão. Previne também doenças de pele e câncer de pele. Essa substância é importante na prevenção nessa época do verão”, aponta a nutricionista Ana Vládia. 

Nessa receita, vai abóbora cozida, com abacate. Metade do emulsificante, aquele produto usado para dar cremosidade ao sorvete, é substituída por um gel de linhaça feito a partir da fervura da semente. 
“Então, além de substituir parcialmente o aditivo você também está adicionando na preparação fibras solúveis, uma fibra da linhaça bem conhecida e estudada na prevenção de doenças do trato digestório, disfunções intestinais e o próprio diabetes”, diz Ana Vládia. 
E o mais surpreendente: o número de calorias desses sorvetes nutritivos é muito menor. Dá para comer sem culpa! 

“No caso do sorvete de inhame, uma bola de sorvete tem apenas 69 calorias. O de abacate com abóbora tem em torno de 83 calorias. O sorvete convencional de creme ou chocolate, na mesma quantidade, deve ter em torno de 120 a 140 calorias. Então, é uma redução de 40%”, explica a nutricionista. 
É um sorvete altamente nutritivo com pouca gordura. “Muito bom, muito bom mesmo. Não só para crianças, mas para a gente também”.

SORVETE DE ABACATE
1 abacate médio por no liquidificador
1 Pote de iogurte -  1/2 caixinha de creme de leite light
 ½ lata de leite condensado light
 A parte  põem de molho  2 colheres de linhaça com 1 do copo de água e leva para abrir fervura e deixa esfriar, côa numa peneira   junta a goma que sai  no liquidificador e bate tudo.  Levar para gelar depois de 1 hora bater novamente e deixar gelar.

Dicas: – substituir leite condensado por  3 colheres de açúcar tal e qual diet       
Não coloquei creme de leite – pus ½ limão e ralei um pouco da casca.



Comentários