Esclerose Múltipla – dieta pode colaborar no tratamento- Junho – 2016.




Um estudo recém publicado na revista “Cell Reports” sugere que uma dieta que mimetize os efeitos do jejum pode reduzir os sintomas da Esclerose Múltipla.
A mesma equipe de pesquisadores, da Universidade do Sul da Califórnia – EUA, demonstraram que ciclos similares, mas com períodos mais curtos de dieta semelhante ao jejum e, associada a um anticancerígeno, protegia as células normais e enfraquecia as células cancerígenas. Em um outro estudo, os pesquisadores também verificaram que a dieta diminuía a gordura visceral e reduzia os marcadores de envelhecimento e doenças nos ratos e seres humanos.

Estes achados levaram, recentemente, os pesquisadores a avaliar o potencial da dieta no que diz respeito à doença autoimune. Os cientistas começaram por administrar a um grupo de ratos com doença autoimune três ciclos desta dieta ao longo de três dias, a cada sete dias, durante três ciclos. O grupo de controle foi alimentado com uma dieta normal. Verificou-se que a dieta semelhante ao jejum reduziu os sintomas da doença de todos os animais, tendo causado uma recuperação completa em 20% dos ratos.
Análises posteriores revelaram que estes animais apresentavam níveis aumentados do hormônio esteroide, corticosterona, que é liberado pelas glândulas adrenais a fim de controlar o metabolismo. Verificou-se ainda uma redução de citocinas (um tipo de proteínas) envolvidas na inflamação e uma melhora dos linfócitos T – um tipo de células imunitárias envolvidas na imunidade.


Comentários