Como fazer mistura de farinha sem glúten!!!

Mistura de farinha sem glúten
Quem já tentou fazer alguma receita sem glúten sabe muito bem que não é tão simples como parece. Trocar simplesmente a farinha de trigo pela farinha de arroz, por exemplo, não dá certo. Isso porque cada farinha possui características e usos diferentes.
Existem várias farinhas feitas a partir de alimentos que não contém glúten, como arroz, batata, mandioca e milho. Essas são as mais comuns e fáceis de serem encontradas. Em grandes supermercados, empórios e lojas de produtos naturais é possível encontrar farinhas sem glúten mais diferentes, como de grão de bico, banana verde, amêndoas, berinjela e maracujá.
A farinha de trigo é de longe a mais comum e utilizada, tanto em produtos industrializados quanto em receitas caseira. Quando alguém precisa evitar o glúten por doença, estilo de vida ou dieta, a primeira dúvida que vem é: como substituir a farinha de trigo? Para responder essa pergunta, o primeiro passo é saber o que é o glúten, qual é a sua função, e em quais alimentos ele está presente. Pois bem, vamos por partes.
O glúten é uma proteína naturalmente presente no trigo, cevada e centeio. Ele é responsável por conferir plasticidade e elasticidade a uma massa, por exemplo. A plasticidade diz respeito à capacidade de poder moldar do jeito que preferir, seja um biscoito ou pão. Já a elasticidade diz respeito à flexibilidade da massa. De permitir que ela cresça, fique fofinha e mantenha seu formato depois de assado.

Comentários