DEPRESSÃO: NOVOS OLHARES SOBRE A NOSSA INFELICIDADE CONTEMPORÂNEA !!!



A depressão é um assunto muito mais sério – e recorrente – do que podemos imaginar. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com a doença ao redor do mundo. E não conhecemos o suficiente a respeito. O portal Collective Evolution trouxeolhares “alternativos” à forma usual de enxergar a depressão. Abaixo, as principais ideias:

Antidepressivos podem piorar a depressão

Um estudo publicado no periódico Medical Hypothesis coloca que, assim como as taxas de depressãocrônica estão em rota ascendente, também têm se ampliado os tratamentos. Mas o estudo afirma: a eficácia desses tratamentos – pautados, principalmente, pelo uso de antidepressivos – está caindo. Na verdade, evidências levantadas nessa e em outras publicações vêm indicando que o uso persistente de medicamentos tem um efeito “pró-depressão” em alguns indivíduos, no longo prazo.

A importância da neuroplasticidade

(ou, o velho “Pense positivo!”)

Por trás dessa complexa palavra, está um princípio simples: você pode, literalmente, reconfigurar o seu cérebro com o poder da mente. Já comentamos sobre isso no texto sobre a meditação da atenção plena. A neuroplasticidade é a propriedade do cérebro de ser flexível e maleável. Isso permite que, através de nossos pensamentos, emoções e percepções, possamos forçar o surgimento de novas conexões e alterar a sua estrutura. Especificamente para a depressão – e outros transtornos psicológicos –, a neuroplasticidade tem se mostrado útil ao mostrar que o pensamento positivo, quando estimulado e reforçado, pode fortalecer áreas do cérebro associadas a sentimentos positivos. Está dentro de nós, portanto, uma das ferramentas mais potentes para o tratamento dessas doenças!

Comentários