Sintomas de doença no fígado: fadiga, coceira e mais; fique atenta!!!!

Fígado doente: sintomas da Cirrose Biliar Primária

Coceira, sensação de fadiga e mal estar são característicos desse tipo autoimune de cirrose que costuma atingir mulheres após os 45 anos. A faixa etária e os sintomas fazem com que ela seja comumente confundida com a proximidade da menopausa e, em consequência, o diagnóstico seja adiado. 

A doença do fígado causa acúmulo de colesterol na pele e, consequentemente, coceira.
Sem dar a devida atenção a estes sintomas, podem aparecer sintomas mais graves, como a deficiência de vitaminas, colesterol alto e amarelamento da pele. “Quando estes sintomas aparecem, a doença já está muito avançada”, explica o hepatologista Raymundo Paraná, da Universidade Federal da Bahia.

O que é a Cirrose Biliar Primária?

A CBP é uma doença que afeta os ductos biliares, responsáveis por levar a bile do fígado ao intestino. A função da bile é digerir gorduras, evitar a decomposição de alguns alimentos e absorver substâncias nutritivas. “Quando os ductos biliares são agredidos, a bile formada no fígado tem dificuldade de passar e se acumula lá mesmo, agredindo o órgão”, explica o hepatologista. “A pouca presença desse fluido no intestino dificulta a absorção das vitaminas A, D, E e K”. Exames de sangue de rotina alterados podem indicar a presença da doença.

saiba mais:

Comentários