Mãe:
sinônimo de amor, carinho e dedicação:
Introdução
No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre
no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo
presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem
presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data
comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.
História do Dia das Mães
Encontramos na Grécia
Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos
prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os
gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem
homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e
seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de
celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de
março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos
deuses.
Porém, a comemoração tomou um caráter cristão
somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em
homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Mas uma comemoração mais semelhante a dos
dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das
Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães.
Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar
suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes,
muito parecido com que fazemos atualmente.
Nos Estados
Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta,
em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua
mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços
comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha
deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano.
A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo
presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram
o exemplo e incluíram a data no calendário.
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo
mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava
sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas
como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que
estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data
estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma
campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a
campanha pouco conseguiu mudar.
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