A perda da visão central produzida porque o cristalino fica opaco. Isto significa que a lente de aumento que temos dentro do nosso olho perde sua transparência e começa a turvar cada vez mais, até que finalmente se torna uma espécie de “cortina” que impede a chegada das imagens em nossa retina. É como se a lente de nossa câmera de vídeo de repente ficasse suja pelo acúmulo de resíduos, não podendo capturar as imagens.
A catarata é um processo degenerativo e indolor da visão. Seu sintoma mais chamativo é a aparência física que vai adquirindo os olhos, pois começa a aparecer como um “véu leitoso” que progressivamente vai fechando a pupila, perdendo sua cor preta e ficando com uma cor cinzenta a medida que avança a doença.
Isto ocorre porque dentro do cristalino do olho se acumulam algumas proteínas e isto cria este véu que fecha a luz que se dirige à retina.
Isto ocorre pouco a pouco, podendo chegar a cobrir totalmente, devido a que, nos graus mais severos, produz a cegueira. Esta doença costuma afetar quase a metade da população com mais de 65 anos.
ver mais:
Comentários