É lançada
no país a primeira bebida que serve de complemento alimentar para desacelerar a
progressão da doença que apaga a memória por Thaís Ferreira | ilustrações
Otavio Silveira
Quando o relógio da vida avança além dos 60 anos, algumas peças do
cérebro podem começar a enferrujar. Mas um problema em especial é capaz de
acentuar dramaticamente esse declínio, dizimando áreas como o hipocampo e o
córtex, responsáveis pela memória, aprendizado e capacidade de planejamento.
Estamos falando da doença de Alzheimer, condição em que uma parte dos 100
bilhões de células nervosas e dos 100 trilhões de conexões entre elas, as
sinapses, é destruída de maneira lenta e progressiva. Esse arrastão faz com que
as lembranças — e, com o tempo, outras funções cognitivas — caiam literalmente
no esquecimento.
No
esforço para contrapor os primeiros apagões do Alzheimer, a Danone Medical
Nutrition anuncia a chegada ao país da bebida Souvenaid, cuja proposta não tem
precedentes no combate a essa doença, que ainda carece de tratamentos médicos
100% efetivos. O produto, com sabor baunilha, é considerado um complemento
alimentar, fruto de mais de dez anos de pesquisas envolvendo testes no
prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.
Entre os ensaios clínicos que mapearam sua ação, está o Souvenaid II, publicado
no Journal of Alzheimer’s Disease. Durante seis meses, foram avaliadas 259
pessoas com Alzheimer leve, divididas em grupos paralelos: metade recebeu a
bebida e o restante um líquido fajuto, o placebo.
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