Afinal, comer ovo faz mal à saúde?




Durante muito tempo o ovo foi visto como um vilão das dietas de emagrecimento e colesterol graças a seus níveis de gordura. Comer ovos poderia ser visto, inclusive, como um sinal de descuido com a saúde e muita gente baniu o alimento de seu prato.
Estudos mais recentes, no entanto, distinguem as gorduras entre diferentes tipos e há aquelas que não apenas são boas para o organismo, mas são indispensáveis a seu bom funcionamento e trazem benefícios à saúde, além de não prejudicarem o colesterol. Esse é o caso da gordura do ovo.


Ainda assim, o ovo continuou a carregar sua fama de “bad boy” e muitos continuam se limitando a comer apenas sua clara, “condenando” a gema, onde se localizam as gorduras (mas também muitos nutrientes). Mas, a verdade é que ovos são nutritivos, pouco calóricos e rico em proteínas, o que pode inclusive ajudar em dietas de emagrecimento. Descubra agora o que a gema e a clara do ovo podem fazer por sua saúde.

O valor da clara
Não é por acaso que consumir a clara do ovo se tornou uma verdadeira “febre” entre as pessoas mais inteiradas nas novidades sobre dieta e saúde. Esta parte do ovo possui pouquíssimas calorias e gordura, mas é muito rica em proteínas, sendo um excelente alimento no cardápio de dietas de emagrecimento.
Além disso, a clara é rica em substâncias como cálcio, zinco, ferro e vitamina B12. Ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico e pode ser consumida nos mais variados pratos, já que seu sabor não é marcante. Por ser também rica em sódio, seu consumo deve ser moderado para aqueles que possuem restrições quanto à ingestão desta substância.

Comentários