A fibromialgia é um transtorno que causa dores musculares e exaustão, ela é cada vez mais frequente, principalmente em mulheres.
A dificuldade de diagnosticá-la e tratá-la faz com que muitas pessoas busquem soluções naturais. Nesse artigo ofereceremos algumas dicas fundamentais para aliviar os sintomas dessa doença.
O fator emocional
A expressão psicossomática da doença é a de uma pessoa muito desiludida com a vida, o que deve ser considerado na hora de tratar a parte emocional com homeopatia ou Florais de Bach, assim como encontrar os fatores psicológicos desencadeantes.Se o componente emocional tem muito peso e existem sintomas de depressão é possível ministrar doses de hipericão ou triptofano, junto à alimentação ou como suplemento.
A alimentação adequada
Como em todo tratamento natural, a alimentação é sempre fundamental. Em casos de fibromialgia há uma possibilidade de que a alimentação do paciente tenha sido inadequada durante muito tempo e, como consequência, passa a ser necessária uma limpeza do organismo.Nesse caso recomendamos realizar uma desintoxicação:
- Iniciar o tratamento com um ou dois dias de dieta exclusivamente baseada em frutas e verduras (cruas ou ao vapor);
- Durante 15 dias o paciente deverá tomar diariamente 3 ou 4 xícaras de alguma infusão depurativa (dente de leão, cardo mariano, bardana, raiz de salgueiro – analgésico natural -, etc.);
- Posteriormente a alimentação deverá ser rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais e com poucas proteínas e gorduras animais, evitando claro, comidas refinadas e pré-cozidas e o sal. A dieta deve ser alcalina, já que a fadiga acidifica o organismo.
Ler mais:
Comentários