Curso online ensina como fazer horta em casas e apartamentos


A regra é clara: menos sal, Brasil. E a grande solução para fazer isso são os temperos. Do alecrim ao tomilho, do manjericão à ciboulette, que oferece finalização chiquérrima, eles estão aí para ajudar – e melhorar a saúde também, porque não?

Mas fazer uma horta em casa passa por alguns detalhes. Quem dá a dica é a blogueira e jornalista Carol Costa, que só fala de jardinagem e plantas. “Primeiro, é preciso conhecer as plantas. 
Depois, é preciso garantir no mínimo 4 horas de sol para as folhas todos os dias”, diz a especialista. Segundo ela, “plantas não negociam”, é preciso atender bem às necessidades delas para que a sua plantação dê certo.
Carol explica que muita gente acha que não tem jeito para manter a horta porque a maioria dos temperos são plantas anuais. “Há dois tipos, as anuais e as perenes. Anuais duram, em média, seis meses”, explica. E você achando que não tinha jeito com as plantas, não é? Plantas como cebolinha, salsinha, tomate e manjericão (anuais) duram cerca de duas estações (seis meses), segundo Carol.
Uma dica bacana: conhecer a planta. “Tomilho, lavanda e orégano são originários do Mediterrâneo. São espécies que precisam de solo pobre, pouca água, muito sol”, conta. 
E se você olhar com atenção, vai entender as plantinhas. Há aquelas, como a alface, de folhas suculentas, que pedem mais água. E as de folhas pequeninas ou espetadas, como o alecrim, que não gostam tanto de água.

Por Lucia Freitas
ver mais:

Comentários