Alho para combater inflamações




Quando o alho é esmagado, seu principal componente ativo se sobressai, a alicina, que lhe confere o odor característico. Goste ou não, ela reúne motivos de sobra para figurar na dieta amiga do coração. Melhora a saúde cardiovascular e previne infartos e derrames por diferentes mecanismos. Diminui a capacidade de coagulação, tornando menos provável o fenômeno da agregação das plaquetas. Resultado: o sangue se torna mais fino e viscoso, por isso o alho já foi apelidado de “aspirina vegetal”. 


Também abaixa as taxas de colesterol e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. Isso explica o fato de ser largamente empregado no combate a infecções como gripes, resfriados, gastroenterites, aftas, bronquites e herpes simples. Junte-se a capacidade de fortalecer o sistema imunológico. A boa reputação do alimento também deriva do poder de reduzir a pressão arterial ao estimular a dilatação das artérias. Duas revisões de estudos, uma assinada por pesquisadores americanos da Universidade de Connecticut e a outra por cientistas australianos da Universidade Adelaide, comprovaram esse benefício: o consumo moderado de alho colabora no tratamento da hipertensão.
Como usar
O efeito protetor pode ser alcançado ingerindo-se de um a dois dentes por dia. Para aproveitar ao máximo suas propriedades, no entanto, ele deve ser consumido cru ou madicionado no final do preparo.




Comentários