O pó da alfarroba, derivado da polpa da vagem torrada e moída, é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressivas diferenças em relação ao cacau. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui só 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.
A alfarroba possui alta concentração de aminoácidos, carboidratos, proteínas, vitaminas B, C e E, fibras solúveis e insolúveis e minerais como o cálcio (em grande quantidade), fósforo e ferro.
O pó da alfarroba é rico em açúcares simples, tendo um sabor agradável e natural, e por esta razão pode substituir o cacau nas receitas de sobremesas (brigadeiro, pavê e outros), recheios e coberturas de bolos e também substituindo os achocolatados.
Esta riqueza em açúcares naturais, não prejudiciais, se soma a outras extraordinárias vantagens como:
• não engorda: possui pouca gordura e muito açúcar natural;
• ideal para combater a constipação: contém fibra solúvel (pectina) e insolúvel (celulose);
• é rica em oligoelementos, minerais e vitaminas;
• não afeta o sistema nervoso: não contém cafeína nem teobromina.
Ao consumir alfarroba evita-se as consequências do uso excessivo de açúcar refinado.
É aconselhada para diabéticos, pois contém baixa concentração de hidratos de carbono e pode ser usado por celíacos, por não conter glúten.
Resumindo: a alfarroba é um substituto saudável para o chocolate, sendo ideal
para quem deseja sabor sem os efeitos indesejáveis deste.
Receita - de Haribol
Base :
200 gramas de amendoim grande - 100gr. de castanha do para, pode substituir por nozes - amêndoas - avelãs, sempre na mesma proporção.
Bater no processador-
Depois de moído juntar 150 gr. de damasco e 50 gr, de uvas passas - + - 3 colheres de alfarroba em pó e 1 colher de mel e baunilha..
Pode ser a base com outra mistura - damasco - uvas passas e raspas de limão ou tâmaras e ameixas e outro sabor sempre na mesma proporção.
Fazer as bolinhas pode passar na canela pó ou cacau - gergelim.
Comentários