Carta da Terra Em Ação - UMAPAZ - SVMA


A Carta da Terra constitui um código de ética para a convivência planetária, com vistas a uma sociedade global sustentável, com respeito à vida, mais equânime e pacífica.
Considerando a complexidade social e ambiental e a interdependência entre os seres na comunidade da vida, a Carta da Terra apresenta os desafios presentes e futuros e é um chamado a novas escolhas e à responsabilidade coletiva dos habitantes do planeta. Lançada em 2000, pela UNESCO, além de um documento, é também um movimento de mobilização e de ação.
A UMA PAZ realiza o programa, desde 2009, com o propósito de contribuir para a disseminação desse código de ética e para que cidadãos capacitem-se para atuar como agentes de mudança na comunidade.
Para isso, o curso estimula a reflexão sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade, o desenvolvimento da capacidade de observação e crítica da situação e promove o compartilhamento e fortalecimento de conhecimentos sobre modos de vida urbana sustentável e pacífica. 
A metodologia da UMA PAZ, orientada pelos princípios da transdisciplinaridade e interculturalidade, busca acionar nos participantes a caixa de brinquedos: o aprendizado pela vivência, pelo lúdico, pela reflexão; e a caixa de ferramentas: trabalhando instrumentos para a ação.
O processo de formação tem um total de 100 horas/atividades, sendo 88 horas/aulas presenciais e 12 horas orientadas para a produção do trabalho de conclusão de curso.
As 88 horas presenciais, em grupo, compõem-se por 5 módulos:  A Carta da Terra e o Planeta, Integridade Ecológica, Diversidade Humana, Cultura de Paz e Convivência, Planejamento e Futuro.
Cumprida essa etapa, o participante escolhe, com orientação da equipe docente, outras atividades para compor o seu livre percurso de aprendizagem, conforme sua linha de reflexão e atuação. A apresentação dos resultados da aprendizagem de cada participante deverá ser feita em até seis meses após a conclusão dos módulos presenciais.
Após a aceitação do trabalho, o participante recebe o certificado de Agente Socioambiental Urbano, fornecido pela UMA PAZ.
Para conhecer a avaliação dos alunos de edições anteriores veja o vídeo: clique aqui:

Comentários