Aprenda a automassagem para relaxar depois de um dia difícil






A técnica ajuda a soltar o corpo, melhora a pressão sanguínea e estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar
Enfrentar um trânsito monstro, uma reunião importante, uma discussão acalorada com um familiar: são necessários apenas alguns minutos de tensão ao longo do dia para que todo o corpo sofra as consequências. Em geral, retesamos a região das costas, impactando coluna e ombros. "Como consequência, podem surgir desconforto ou dor nesses locais, que podem afetar também a cabeça e o pescoço", explica a fisioterapeuta Fátima Caromano. O acúmulo do estresse, dia após dia, pode agravar esses males, além de estar relacionado com o aparecimento de diversas doenças, como a pressão alta, a gastrite e a depressão. 
Para aliviar esses sintomas e manter a mente e o corpo sãos, vale a pena tirar alguns minutos para relaxar e desfrutar de uma automassagem. "Ela ajuda a soltar o corpo, liberando as tensões acumuladas, melhora a circulação sanguínea, ajudando a recobrar o ânimo, e estimula a produção de serotonina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar", explica Rubens de Oliveira Frade, professor de Massoterapia, Saúde e Bem-estar do Senac Vila Prudente. Ainda vale como um tratamento de beleza a jato, uma vez que ameniza a aparência de cansaço na hora. 

Para tirar proveito da técnica, basta reservar de 15 a 20 minutos para um momento só seu. O horário não importa, desde que você possa se recolher a um local tranquilo e silencioso, onde não seja interrompido. Também é interessante deixar esse cômodo à meia luz e utilizar um creme ou óleo vegetal, como o de semente de uva, para que as mãos deslizem melhor durante a realização dos movimentos. "Para quem gosta, outra dica é pingar num difusor duas gotas de óleo essencial de lavanda, que tem efeito calmante", ensina Frade.


Louise Vernier e Rita Trevisan
do UOL, São Paulo
 


 mais informações - Clique aqui:

Comentários