8 alimentos que baixam a pressão





Um copo de suco de beterraba aqui,umas colheradas de iogurte ali... Investir em medidas simples e  por que não? — gostosas pode ser o suficiente para barrar a hipertensão e controlar seus estragos por Thaís Manarini .


A cada dois minutos, uma pessoa morre em decorrência de males cardiovasculares no Brasil.
 Por trás do número indiscutivelmente alarmante, muitas vezes se esconde a hipertensão, um problema pra lá de traiçoeiro, porque é capaz de permanecer anos sem dar sinais.
 Ainda bem que, detectada precocemente, a situação não exige medidas drásticas. 
Muito pelo contrário: elas podem até ser saborosas, como pesquisas recentes têm comprovado ao relacionar certos alimentos a um menor aperto nos vasos sanguíneos.
 Em alguns casos, o efeito pode parecer pouco significativo. Mas não se engane.
 "Pequenas reduções na pressão já têm grande impacto no organismo", avisa Carlos Alberto Machado, diretor de promoção de saúde cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a SBC. 
"Quando a pressão sistólica cai só 2 milímetros de mercúrio (2 mmHg), há uma diminuição de 10% no risco de morte por derrame e de 7% por infarto", exemplifica. Daí a importância de prestar atenção ao que vai no prato.
 Isso vale até para quem não é hipertenso, porque zelar pelas artérias torna muito mais longo o caminho que leva à doença. Nesta e nas outras páginas, destacamos oito companheiros nessa empreitada. Eles vão garantir que ela seja bem menos árdua.

Suco de beterraba
Em estudos anteriores, cientistas da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, mostraram que essa receita conseguiu derrubar a pressão em indivíduos que não penavam com o problema. Agora, notaram que o benefício é até mais expressivo em quem já tem hipertensão. Dos 15 pacientes que participaram da nova análise, aqueles que tomaram 250 mililitros de suco de beterraba viram a pressão sistólica despencar cerca de 10 mmHg — isso significa que, se uma pessoa tem pressão de 140 por 90 mmHg, ao tomar o refresco a medida cairia para 130 por 90 mmHg. "O vegetal é fonte de nitrato, substância precursora de óxido nítrico, um potente vasodilatador natural", explica a nutricionista Regina Pereira, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Além disso, carrega potássio e flavonoides, dupla que favorece a derrocada da pressão.

Dica:Na investigação, o refresco foi feito com duas beterrabas. Se preferir, você pode usar o vegetal em sanduíches e saladas. "É melhor optar pelo alimento cru porque o cozimento causa perdas nutricionais", aconselha Regina. Só não vale abusar. "Há evidências de que o excesso de nitrato é tóxico", salienta a nutricionista.
 

 mais informações - clique aqui:


Comentários

Anônimo disse…
Ótima dica, amiga. Receita já anotada para fazer depois.
Beijão e até bem logo.

Regina