O Ano litúrgico





O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos onde se celebram, como memorial, os mistérios de Cristo.


O Ciclo do Natal começa com o Primeiro Advento, culmina na Vigília do Natal, desdobra-se na solenidade da Epifania e termina na festa do Batismo do Senhor. 
Fazem parte da Oitava do Natal a solenidade da Mãe de Deus, e as festas da Sagrada Família, de Estevão, João Evangelista e dos Santos Inocentes. 
O tempo comum começa no dia seguinte ao  batismo do Senhor e vai até a terça-feira de carnaval inclusive. Interrompido pelo Ciclo Pascal, recomeça na segunda-feira depois de Pentecostes e termina antes da véspera do primeiro domingo do Advento.


O Ciclo Pascal inclui. Quaresma, Tríduo Pascal e Tempo Pascal.  A Quaresma começa na Quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira Santa inclusive.
O Tríduo tem seu inicio com a missa vespertina da Ceia do Senhor, o seu Centro na Vigília Pascal e o seu término na tarde do Domingo da Ressurreição; o Tempo Pascal ou Pentecostes são os cinquenta dias entre o domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecoste inclusive.


Quaresma – A quaresma se expressa como “sacramento dos quarenta dias” em preparação a grande festa da Páscoa.

Tríduo Pascal – O Tríduo Pascal é o centro de toda a vida cristã: na sexta-feira a contemplação amorosa da Paixão do Senhor; no sábado o grande silêncio em memória da sua sepultura; no domingo, a Páscoa da Ressurreição, com sua expressão maior na Vigília Pascal.


Fonte – Paróquia Santíssimo Sacramento

Comentários