Imobilidade das pernas durante viagens longas pode provocar trombose





Hábito muito comum em viagens longas, ficar com as pernas paradas por muito tempo aumenta o risco de desenvolver trombose. Saiba mais sobre a doença e confira dicas e cuidados para que você esteja em constante movimento, seja no carro, ônibus ou avião.
Com o  calcanhares apoiados no chão, movimente os pés alternadamente para cima e para baixo por cinco minutos, repetindo o ciclo a cada hora.


Em época de férias e lazer, é preciso adotar alguns cuidados para que sua viagem não se torne uma experiência desagradável. Viajar por longas horas, seja de carro ou avião, muitas vezes resulta em um extenso período sem movimentar as pernas, o que pode gerar diversos impactos negativos para a saúde.
 De acordo com o angiologista Francisco Mansani Queda (SP), ficar com as pernas paradas e em uma só posição por muito tempo (mais de duas horas) provoca a redução do fluxo sanguíneo, ou seja, a diminuição da velocidade do sangue dentro dos vasos, o que pode provocar quadros de trombose, caracterizada pelo entupimento de um vaso sanguíneo por formação de coágulo (trombo).
“As tromboses podem ser superficiais quando acometem veias mais perto da pele, ou profunda, quando atinge as veias do interior do corpo.
 Podem ser distais, quando são apenas abaixo do joelho, ou proximais, quando acometem veias acima do joelho. E há também a embolia pulmonar, que acontece quando um trombo se desprende e causa uma complicação circulatória nos pulmões. É muito grave e pode ser fatal, apresentando sintomas como dores no peito, falta de ar e tosse com eliminação de sangue”, explica Fábio Espírito Santo, cirurgião vascular do Hospital São Camilo (SP).



Reportagem: Monique Zagari Garcia.
fonte - clique aqui:




Comentários