História dos três reis magos




Os três reis magos (Melquior, Baltazar e Gaspar) são personagens bíblicos. Segundo o apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente, conduzidos por uma linda e brilhante estrela.

Chegaram na cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes (mirra, ouro e incenso). Estes presentes possuíam um sentido simbólico. O ouro representava a realeza, a mirra (resina antisséptica) simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé.
No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim assume o sentido de sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons 
divinos.

S. Beda, o Venerável (673-735), monge inglês e doutor da Igreja descreve-os assim: “Melchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, Gaspar era moço de vinte anos, robusto, e Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos”.
Vinham da Pérsia e Arábia, sendo Melchior o representante da raça europeia, descendente de Jafé, Gaspar, o da raça amarela, descendente de Sem, e Baltasar o da raça africana, descendente de Cam, os três filhos de Noé, que de acordo com o Antigo Testamento deram origem às 3 raças que povoavam o mundo conhecido de então.
Celebra-se também neste dia a Epifania de Jesus, ou seja, a revelação de Jesus Menino ao Mundo, como o Messias, através do reconhecimento e adoração dos Reis Magos, representando estes todos os reis da Terra.

Curiosidade:  A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida «Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo» (Salmos 72:11)
No Brasil, na América Latina e em diversos países da Europa, o dia dos Reis Magos é comemorado todo 6 de janeiro. No Brasil, inclusive, várias festas do nosso folclore são realizadas no interior do país.
Esta festa foi trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis para o continente americano.
 
A estrela que colocamos no topo das árvores de Natal representa a estrela que conduziu os reis magos para a cidade onde nasceu o menino Jesus. 

fonte - Google
 

Comentários