Técnicas tornam possível converter solo arenoso em terreno cultivável .



Conheça métodos usados em regiões desérticas como Israel e Las Vegas

Há algumas décadas não se pensava que áreas desertificadas pudessem ser convertidas em cultiváveis. Mas a agricultura em solos arenosos como o de Israel, Qatar, Jordânia e Las Vegas, mostrou que isso é possível.
Em Israel, a produção agrícola é feita com o controle de irrigação por gotejamento, de acordo com Luciano José de Oliveira Accioly, pesquisador da Unidade de Execução de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Maranhão. "Diminui-se a cultura agrícola para economizar água, o que é uma questão de seguranç no país. Lá, o importante não é a quantidade de produtos, mas sim o volume de água utilizado para produzir”, complementa o pesquisador, que passou três semanas em Israel conhecendo as técnicas agrícolas que são utilizadas. Atualmente, essa agricultura é prioritariamente voltada para a fruticultura de gotejamento e cultura de pesquisa para exportação.
Outra técnica de cultura utilizada em Israel é a chamada fertirrigação. A água é totalmente aproveitada e os fertilizantes não contaminam o solo, por serem utilizados dentro da própria água. Segundo Accioly, antes, a agricultura no país era feita a partir da drenagem de água para irrigar e com o uso intensivo de fertilizantes. 

Luciano Accioly diz que em Israel a economia de
água é questão de segurança  

Hilton Silveira Pinto explica como que plantas
podem resistir a áreas secas  

mais informações - clique aqui:

Comentários