Atitudes que afastam o câncer




São pequenas mesmo — e não estamos falando de exames. SAÚDE! Reúne e apresenta hábitos simples que, adotados em sua rotina, fazem uma enorme diferença para afastar a segunda doença que mais mata no Brasil por Diogo Sponchiatodesign Thiago Lyra e Glenda Capdeville fotos .

Durma mais cedo
De olhos bem fechados — é assim que se cumpre a primeira medida para se ver livre de um tumor. E essa tarefa exige simplesmente que a gente adormeça. Quem deixa de lado boas noites de repouso se expõe ao câncer. Pior: a privação do descanso acelera a evolução da doença, como mostra um estudo da Universidade Federal de São Paulo a que SAÚDE! Teve acesso em primeira mão. "Camundongos fêmeas com câncer e que não dormiam direito morreram mais depressa", conta o psicobiólogo Sérgio Tufik, coordenador da pesquisa. "A falta de sono prejudica o sistema imune, permitindo que o tumor se desenvolva rápido", diz. É também à noite, quando nos entregamos ao travesseiro, que a glândula pineal, no cérebro, fabrica a melatonina. "Esse hormônio regula o nosso ritmo biológico e ainda tem efeito antioxidante", diz Tufik. Ou seja, blinda o corpo prevenindo toda sorte de tumores. Mas evite o atraso na hora de ir para a cama — o pico de melatonina é por volta da uma da manhã e você precisa estar dormindo há pelo menos uma ou duas horas para obter o máximo proveito — e nunca troque a noite pelo dia. Ora, é na escuridão que se garantem as fases reparadoras do sono e, com isso, uma maior proteção.

  Vista a camisinha
O conselho não é destinado apenas aos jovens. Quem se gaba de décadas de experiência entre os lençóis também deve usar o preservativo — sobretudo quando não tem um parceiro fixo. Ele ajuda a erguer uma muralha contra o papiloma vírus humana o HPV — e são alguns tipos desse vilão os responsáveis por quase 99% dos cânceres de colo de útero. "Embora não seja totalmente eficaz, a camisinha é uma boa medida preventiva", diz o ginecologista Rogério Ramires, do Femme Laboratório da Mulher, em São Paulo. "Basta o contato entre as mucosas nas preliminares para a transmissão do vírus", afirma. De qualquer forma, o preservativo já limita a entrada de hordas de HPV, micro-organismo que é capaz de se instalar no útero e, se o código genético do hospedeiro lhe for viável, detonar ali as lesões que abrem alas a um tumor. Mas não pensem os homens que só as damas sofrem as consequências do sexo inseguro. Uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer revelou uma íntima relação entre o HPV e o câncer de pênis. "Ele esteve associado a 75% dos casos da doença", conta o autor do estudo, o urologista Antonio Augusto Ornellas. E há quem diga ainda que o HPV seja gatilho para tumores de boca.

  Busque seu peso ideal
Quer motivo mais nobre para ajustar as contas com a balança? Os quilos extras financiam diversos tumores. Não por acaso, esse tenebroso elo é o tema da campanha da União Internacional contra o Câncer deste ano. A entidade alerta: controlar a obesidade ainda na infância é o jeito mais seguro de erradicá-la na fase adulta e, de brinde, impedir que um câncer apareça. "O excesso de gordura acarreta uma maior concentração de substâncias que estimulam o surgimento de células precursoras de um tumor", explica o nutricionista Fábio Gomes, do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro. "Além disso, o tecido gorduroso produz fatores inflamatórios que, em abundância, favorecem a transformação de células saudáveis em cancerosas", arremata o especialista. Para prevenir tanto problema, a estratégia é aliar um cardápio equilibrado a um programa de atividade física — hábitos que, por si só, já botam tumores para correr. E Gomes dá um recado às mulheres que acabam de ser mãe: "Amamentar o bebê até os 6 meses de idade diminui o risco de ele ser obeso e, assim, sofrer de um câncer no futuro".

Coma cinco vegetais por dia
No mínimo. Mas pode ficar à vontade para extrapolar esse número de porções. Os nutrientes que habitam verduras, legumes e frutas têm merecida fama de agentes anticâncer. Por isso, estrelam milhares de estudos ao redor do globo, que investigam como eles são capazes de prevenir e brecar tumores. Há um exército dessas substâncias, e são vários seus estratagemas para desarmar a gênese da doença. Fazem parte dele o licopeno do tomate e o betacaroteno do mamão. "Eles têm ação antioxidante, isto é, anulam os radicais livres que danificam o DNA das células", explica Thomas Ong, coordenador do Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer da Universidade de São Paulo. Outro pelotão é capitaneado pelo selênio, da castanha- do -pará. "Ele induz a destruição de células cancerosas, cortando o mal pela raiz", explica. Há soldados, como os isotiocianatos da couve-flor, que estimulam a atividade de genes protetores. E ainda as fibras, que formam um escudo contra tumores no intestino. 



Clique aqui:


Comentários