Uva protege a visão


A fruta é capaz de afastar os riscos relacionados aos olhos por Thaís Manarini 

Escondida nas folhas verdes, a luteína é conhecida como grande aliada da retina. Mas, segundo cientistas da Universidade  Fordham, nos Estados Unidos, os antioxidantes da uva são mais eficientes. Eles dividiram um bando de roedores em três grupos. Um recebeu  uma dieta cheia da fruta; outro, rica em luteína, e o terceiro serviu de controle. A uva afastou o risco de degeneração macular relacionada à idade, uma das principais causas de cegueira no mundo.

O ideal, ao que tudo indica, é consumir a fruta diariamente. "Ainda não sabemos se o suco proporciona o mesmo efeito, já que alguns nutrientes podem se perder durante o preparo", avisa Silvia Finnemann, autora do trabalho.
Exercite-se e deixe a visão em forma
A ciência começa a enxergar a atividade física como aliada dos olhos. E razões não faltam — da prevenção de doenças à melhora da habilidade de captar o que nos cerca por Theo Ruprecht • design Ana Paula Megda • ilustração Thiago Almeida 
É a percepção de formas e cores dos objetos que possibilita aos corredores traçarem suas rotas e desviarem de buracos. Essa capacidade ainda propicia aos jogadores de vôlei, basquete e companhia saber onde estão seus parceiros e adversários. A visão é, enfim, um sentido altamente valorizado em qualquer forma de exercício. A notícia positiva é que os globos oculares não apenas contribuem para a prática esportiva como também são beneficiados por ela. "Manter-se ativo ao longo da vida aparentemente protege contra fatores de risco para o glaucoma", afirma a fisiologista Jennifer Yip, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

A cientista acompanhou 5 650 voluntários por 17 anos e verificou que o grupo dos que malhavam apresentava uma menor pressão intraocular. "Quando essa medida está descontrolada, cresce a probabilidade de o nervo óptico ser comprimido, o que propicia o surgimento de cegueira", relata Marinho Scarpi, oftalmologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Uma teoria sugere que a atividade física resultaria em uma drenagem eficiente do humor aquoso, líquido que preenche e nutre parte do globo ocular. Se ele não é escoado direito e se acumula, faz pressão no globo, como se ele estivesse cheio demais. No seu estudo, Jennifer ainda observou que o abastecimento de sangue nos olhos de quem foge do sedentarismo é mais eficaz. E isso deixa o olho, digamos,  resiliente ao glaucoma.

 clique aqui:

Comentários