PRP Plasma Rico em Plaquetas e Fatores de Crescimento O que é PRP?


PRP significa Plasma Rico em plaquetas ( Platelet-rich Plasma ).

Como é obtido o PRP?
O Plasma Rico em Plaquetas é um preparação feita com sangue colhido do próprio paciente.

A preparação do PRP é segura?
Sim, o Plasma Rico em Plaquetas é preparado somente em centros de excelência com sangue do próprio paciente o que garante a segurança.

Como surgiu o uso do PRP?
O Plasma Rico em Plaquetas é usado em cirurgia Bucomaxilo facial e na Cirurgia Plástica há 20 anos , no início dessa década surgiram os primeiros trabalhos com uso em ortopedia principalmente  para o tratamento das dificuldades de consolidação óssea. Nos últimos anos tem aumentado ainda mais o uso em ortopedia principalmente para tratamento de lesôes articulares e de partes moles.

Quais as vantagens do uso do PRP.
O Plasma Rico em Plaquetas está sendo usado devido ao seu potencial para melhorar a cicatrização do músculo e dos tendões. Estudos in vitro sugerem que fatores de crescimento liberados pelas plaquetas aumentam e melhoram a reparação dos tecidos moles e recrutam células reparadoras que potencializam esse efeito. 

O PRP já está sendo usado na prática clínica ou ainda é uma pesquisa?
O Plasma Rico em Plaquetas já está sendo usado na prática clínica e temos inclusive trabalhos científicos sobre a sua utilização nas cirurgias do manguito rotados, tendão de Aquiles, lesões musculares, e cirurgias de joelho. 

Como funciona o PRP?
O plasma rico em plaquetas libera fatores de crescimento e recruta células reparadoras que ajudam na cicatrização das partes moles, ou seja, tendões, músculos, ligamentos, cartilagem, etc.

 Quais os fatores de crescimento presentes no PRP e suas principais funções? 
  • Fator de crescimento derivado das plaquetas  Função: estímulo para a proliferação celular, angiogênese
  • Fator de crescimento vascular endotelial  Função: Angiogênese
  • Fator de crescimento β1 (beta 1)   Função: chave reguladora no balanço entre fibrose e a regeneração das células musculares
  • Fator (de crescimento de Fibroblasto  Função: estimula a proliferação de mio blastos e angiogênese.)
  • Fator  de crescimento da epiderme   Função: estimula a proliferação das células mesenquimais e epiteliais, potencializa outros fatores de crescimento)
  • Fator de crescimento do hepatócito   Função: angiogênese, estimula a mitose das células endoteliais e é antifibrótico.)
  • Fator de crescimento semelhante a insulina-1   Função: Estimula os mio blastos e fibroblastos, realiza a mediação e a reparação das fibras musculares esqueléticas.
Quais locais atualmente estamos aplicando O PRP plasma rico em plaquetas?
O  Plasma Rico em Plaquetas está sendo usado na  Reconstrução ligamentar do cruzado anterior, Lesão de cartilagem articular, lesão meniscal, osteoartrite do joelho, pubalgia e isso parece ser somente o início. Vários  ensaios clínicos controlados estão em curso e são necessárias para determinar o valor terapêutico da PRP nas diversas patologias músculo esqueléticas

Porque a PRP está sendo tão falada atualmente?
O principal fator provavelmente é o excelente perfil de segurança e facilidade de sua preparação. O Plasma Rico em Plaquetas é preparado com o sangue coletado do próprio paciente que irá ser submetido ao tratamento.


O Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia ocorreu nos últimos 3 dias em Brasília ( 13 a 15 Novembro de 2010) e um dos temas mais falados no congresso foi a terapia com Plasma Rico em Plaquetas ou como preferem outros autores Plasma Rico em Fatores de Crescimento.
Quais as principais novidades sobre o PRP?
O congresso mostrou que o uso do PRP está com algumas indicações bem estabelecidas, porém seu uso ainda é controverso em todas as situações. As indicações para o uso do PRP aumentaram muito, e os resultados ainda não são homogêneos. Existem grandes diferenças nas técnicas de preparação. Com variações em relação ao volume, celularidade e seu uso ativado ao não nas diversas patologias.
Quais os principais usos do PRP na medicina do esporte.
O Plasma Rico em Plaquetas e fatores de crescimento está sendo usado principalmente nas lesões tendinosas e musculares. Com destaque para os casos de tendinopatia insercional ( epicondilite, pubalgia, tendinite de Aquiles, manguito rotador, etc). Alguns trabalhos mostram também o uso nas lesões musculares. Alguns colegas também comentaram o uso como coadjuvante na cirurgia, principalmente de joelho.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Rio de Janeiro, RJ. Brasil

Postado por - Dr. Marcos Britto da Silva

Comentários