Tipos diferentes de farinhas




Fécula e Amido

A diferença entre fécula e amido é muito pequena e reside apenas no fato de cada um deles ser retirado de uma parte diferente do vegetal. Enquanto que o amido é extraído das partes aéreas comestíveis dos vegetais (sementes), a fécula é extraída das partes subterrâneas (tubérculos, raízes e rizomas). Sendo assim, temos, como exemplo, que o produto amiláceo  extraído do milho é chamado amido e o da batata é chamado fécula.

Amido de Milho
Não contém trigo nem glúten
É um hidrato de carbono, seco, em pó e sem sabor especial. O uso do amido confere às preparações consistência gelatinosa e delicada, sendo, por isso, incluído em receitas de molhos, cremes e mingaus. Ao ser levado ao fogo, deve ser mexido continuamente para evitar a formação de grumos e sofrer ação lenta do calor.

 Farinha de Alfarroba
Está farinha não contém trigo nem glúten
A farinha de alfarroba é a fração obtida pela trituração e posterior torrefacção  da polpa da vagem. As características particulares dos seus taninos (compostos polifenólicos) levam a que a farinha de alfarroba seja muitas vezes utilizada como antidiarreico, principalmente  em crianças.

Farinha de Amaranto
Está farinha não contém trigo nem glúten
É feita com as sementes da planta de amaranto e é rica em proteínas e excelente fonte de cálcio o que torna uma farinha nutritiva. Tem uma cor mais escura. É também chamada de espinafre chines, espinafre africano, espinafre indiano. Combina muito bem com bolos de chocolate, cookies e paes escuros. Deixa os assados mais escuros. Para acrescentar mais qualidade aos assados substitua 10 a 20% da farinha comum em receitas por farinha de amaranto.

Farinha de Amendoim e de outros Frutos Secos
Está farinha não contém trigo nem glúten
É obtida através da moagem do amendoim torrado e descascado(ou ainda de amêndoas, nozes, pistachios, castanhas de cajú e do Pará).Esse tipo de farinha é um alimento muito completo em nutrientes, pois são ricos em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais.Apesar do alto valor calórico, pois tem gordura insaturada, seus óleos são bons para o organismo, pois servem de veículo de transporte para a vitamina E, que é lipo solúvel (solúvel em gordura).Estas farinhas podem ser utilizada no preparo de doces, bolos e pães, agregam sabor e maciez ao preparo.

Pesquisa- http://www.delishvillesemgluten.com/index.php/category

Comentários