Ameixa e farinha de ameixa






Libera o intestino e ajuda a emagrecer.


Conhecida pela capacidade de melhorar o trânsito intestinal e ser um remédio natural contra a prisão de ventre, a ameixa, agora consumida em forma de farinha, pode ajudar a emagrecer até 5kg por mês.
E  além das já famosas propriedades laxativas, a farinha de ameixa é rica em fibras (em especial a pectina). Uma vez no estômago as fibras ajudam a absorver mais a água que é ingerida pelo organismo e inflam, mantendo e prolongando por mais tempo a sensação de saciedade. 

A fibra solúvel da ameixa também ajuda a diminuir o colesterol ruim oriundo das gorduras saturadas e colabora na redução dos altos níveis de açúcar no sangue.
Sem falar que regula a digestão e absorve mais rapidamente o cálcio de nosso organismo, ajudando também a evitar a queda de cabelo e a fortalecer os ossos, evitando o reumatismo. Ajuda ainda a controlar estados depressivos, pois proporciona níveis maiores de energia.
A farinha de ameixa pode ser utilizada em sucos, iogurtes ou vitaminas. O ideal é que seja consumida meia hora antes das principais refeições.



Se você já passou pelo período da menopausa, procure ingerir ameixas secas.
Elas reduzem o risco de osteoporose segundo artigo publicado no British Journal of Nutrition. Após a menopausa ocorre uma diminuição da massa óssea. Só os tratamentos preventivos podem diminuir o risco de faturas.

No estudo objeto da publicação, 55 participantes do sexo feminino foram orientadas a consumirem 100 gramas de ameixas secas (cerca de 10 unidades) ao dia, enquanto um segundo grupo de participantes do sexo feminino consumiu a mesma quantidade de maçã desidratada. Todas as participantes do estudo também foram receberam 500mg de suplemento de cálcio e 400UI de vitamina D. O grupo que consumiu as ameixas secas apresentou uma massa óssea mais densa. É que as ameixas, segundo os autores do estudo, tem a capacidade de suprimir a reabsorção óssea, que já é naturalmente maior que a deposição de cálcio nos ossos dos idosos.

Por Yasmin Barcellos

Comentários