Quaresmeiras em SP!




Estresse devido ao forte calor faz quaresmeiras florirem

Sob o efeito do forte calor, associado ao tempo de vida reduzido pela poluição, as quaresmeiras  (Tidouchina granulosade)  São Paulo estão florindo mais viçosas e mais frequentes.  Segundo especialistas, alguns grupos da árvore chegam a florir três vezes por ano.

Esse fato deve-se a um mecanismo biológico que sinalizam que plantas estressadas terão vida mais curta e com isso produzem mais flores para garantir mais sementes e mais "descendentes".

Segundo Luiz Rodolfo Keller, engenheiro florestal e diretor do curso de jardinagem da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a floração é a forma de perpetuação da espécie e nas quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais exuberantes". Luiz destaca "Não há estudos científicos, mas há anos observamos que as quaresmeiras são mais viçosas nas áreas que concentram mais automóveis, como a avenida 23 de Maio", afirma Keller.

A Tidouchina granulosa é originária da mata atlântica e tem flores nas cores roxa e rosa. No Brasil, é conhecida como quaresma, ou flor de quaresma, porque suas flores coincidem com o período pós-Carnaval. Nos países de língua inglesa para onde foi levada, é conhecida como  purple glory tree e princess  flower.

Fonte: Aureliano Biancarelli e drixbarreto-drix.blogspot.com

Colaboração – Thiago Santos

Comentários