Ácidos graxos poliinsaturados:


a. ácidos graxos ômega-3 (peixes gordos de águas frias, sementes e óleo de canola, sementes e óleo de linhaça);
b. ácidos graxos ômega-6 (óleos vegetais de milho, girassol, soja);
c. ácido alfa-linolênico, cujo alto teor é encontrado na semente de linhaça.
Ácidos graxos monoinsaturados (azeitonas, óleo de oliva, algodão, milho, canola).
A outra classe de ácido graxo é o trans, derivado da hidrogenação vegetal [margarina dura], encontrado em produtos de supermercados, como batata frita biscoitos amanteigados, salgados, doces etc. Os ácidos graxos ômega-3, que têm ação benéfica na saúde cardiovascular por redução dos níveis de colesterol, exercem um papel importante em várias funções biológicas do organismo humano.
As fibras não são nutrientes, são uma fração dos alimentos (grãos integrais, grãos, vegetais e frutas), passam quase intactas pelo trato intestinal, são fermentadas no intestino grosso pela flora bacteriana e eliminadas pelas fezes.
 Há dois tipos de fibras:
Solúveis em líquidos: formam um gel que se liga ao colesterol e aos ácidos biliares no intestino e os elimina do corpo. Alimentos ricos em fibras solúveis: leguminosas  (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico), vários farelos (aveia, arroz, cevada, granola), polpa de frutas (maçã, banana, laranja), hortaliças e legumes.
Insolúveis: não se dissolvem na água, absorvem água, incham e aceleram o trânsito intestinal, não são digeridas. Alimentos ricos em fibras insolúveis: farelos de cereais, grãos integrais, nozes, amendoim, amêndoa, frutas em geral e folhosos.
Dentre os benefícios das fibras, contribuem para a redução dos níveis de colesterol sanguíneo e aceleram a motilidade  intestinal.
Quais são os alimentos tidos como “prejudiciais” à saúde do coração?
Dentre os alimentos prejudiciais à saúde do coração, podemos citar: embutidos, carnes vermelhas gordas, laticínios e derivados, alimentos que contenham as gorduras trans, como biscoitos amanteigados, doces, batata frita em pacotes e fast food, bolos prontos, bolachas de água e sal e salgadinhos em pacotes.
As informações nutricionais estão nos rótulos alimentares. Leia-os com cuidado para saber o que está comendo.

 Dra. Jaine Maria Vieira é Nutricionistas, especialista em Nutrição Clinica, Doutorado em Nutrição na área de envelhecimento na Universidad  Complutense de Madrid-Espanha.

Comentários

Anônimo disse…
I go along with you really, I'm sure! Could this turn into probable to acquire your site converted inside Chinese? Language is actually my own 2nd dialect.
Also see my website: www.treatmentforgenitalwarts.info
Anônimo disse…
Perhaps you should help make improvements towards the web page identity in order
to some thing snappy. I first manifested itself a pair of other benefits,
even though the masai have a better subject. But a few
things i essential I found in this article.
Feel free to visit my web site ; People Records