Monumento do Cristo Redentor




"Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida padroera do Brasil, dia das crianças e também é dia do aniversário do Cristo Redentor: 80 anos.
É um privilégio para os cariocas que conseguem ver a linda figura dele lá no alto do Corcovado com os braços abertos abençoando a cidade.
 
A idéia de construir uma estátua no corcovado surgiu em 1859. O padre francês, Pierre Marie  Bos, admirava a montanha e sonhava com o monumento. Mas o projeto só foi levado a diante meio século depois. Entre muitas sugestões o cardeal Dom Sebastião Leme escolheu a imagem que abria os braços em forma de cruz.

O projeto da escultura escolhido era do engenheiro Heitor da Silva Costa, que encomendou ao engenheiro Paul Landowski, na França, a maquete e o desenho final do Cristo. A estátua foi construída pela equipe de Silva Costa - com a ajuda do pintor e desenhista Carlos Oswald. Os recursos vieram de doações de toda a população brasileira. Mas a autoria do redentor ainda é motivo de briga entre as famílias de Silva Costa e de Landowski.

Polêmica à parte, aí vai uma curiosidade: os historiadores dizem que Heitor da Silva Costa colocou o nome dele em um vidrinho e misturou com o cimento que compôs o coração mais famoso do Rio.

Construir uma estrutura gigantesca no pico de uma montanha a cerca de 700 metros acima do nível do mar não foi nada fácil. Para isso, se dedicam incansáveis dez anos de obras. Feito em pedra - sabão, material que veio de Minas Gerais, o Cristo Redentor tem 30 metros de altura e 30 de largura. Pode ser visto de quase todos os pontos da cidade. São cerca de um milhão e duzentos mil quilos de pura inspiração.

Mas foi em 2007 que o Cristo Redentor entrou de vez para a história: foi escolhido como uma das sete maravilhas do mundo moderno

programa-mais voce - Ana Maria

Comentários