Os poderes do mel

 
Antes utilizado na preservação de alimentos, por ter a capacidade de retardar a deterioração provocada pela luz e pelo calor, o mel passou a ser um dos ingredientes principais de remédios naturais graças às suas propriedades nutricionais e terapêuticas. "Sua composição esconde uma complexa mistura de carboidratos e componentes menores produzidos pela natureza, que variam de acordo com a flor, a espécie de abelha produtora e a condição climática onde foi produzido", revela a nutricionista e fitoterapeuta Mariana Corrêa.
Apesar das possíveis variações, os açúcares são mesmo o carro-chefe na composição deste doce alimento, chegando a representar 95%. Outras substâncias encontradas em menor proporção, como os carotenóides e os flavonoides, conferem ao mel o título de alimento antioxidante, capaz de inibir a formação de radicais livres. Por conta disso, "seu consumo tem sido associado à menor incidência de problemas relacionados ao estresse oxidativo, como males cardiovasculares, câncer e outras doenças degenerativas do sistema nervoso", diz a especialista

Poder natural
 Estudos apontam que o própolis fortalece o sistema imunológico, minimiza ação de micróbios, bactérias e tem tudo para ser uma poderosa aliada a luta contra o câncer.  

Comentários