Carambola

A deliciosa frutinha possui poucas calorias e é antioxidante

Com o calor que ainda está fazendo, nada melhor do que comer essa deliciosa frutinha para se refrescar. Além de possuir pouquíssimas calorias (aproximadamente 35 calorias em cada 100g), ela traz muitos benefícios para o nosso corpo. É rica em sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e em vitaminas A, C e do complexo B.

A frutinha em forma de estrela é um maravilhoso antioxidante, porque possui polifenois que ajudam a proteger as células contra a ação dos radicais livres e colaboram ainda na prevenção do envelhecimento precoce da pele, ajudando na preservação da aparência.

Além de consumida in natura, você pode fazer tortas, compotas, geléias, saladas e sucos com a carambola. Porém, pessoas que tem problemas renais devem evitar consumir a fruta. A carambola contém uma neurotoxina que é muito prejudicial para quem sofre dos rins, podendo provocar náuseas, vômitos e até mesmo confusão mental. As demais pessoas podem comer a vontade.

Por Yasmin Barcellos

Apelo dos Serviços de Saúde: não é aconselhável aos doentes
nefrológicos ingerirem carambolas.

Doce de carambola 

Ingredientes e Preparo: 

35 carambolas de tamanhos variados -

350 gramas de açúcar cristal.

Preparo:
  1. Retirar as quinas das carambolas, o que deve ser feito bem de leve, para não afundar a polpa. Partir ao meio, no sentido horizontal.
  2. Pôr metade das frutas no fundo de uma panela, cobrir com açúcar e repetir a operação, fazendo mais uma camada.
  3. Em fogo brando, deixar ferver, sem necessidade de adicionar água, com a panela meio tampada, por aproximadamente duas horas.
  4. Desligar o fogão e deixar na panela tampada, de um dia para o outro.
  5. Levar ao fogo brando nos próximos 6 (seis) dias, durante apenas 15 minutos ao dia, até secar o doce e ficar escuro.
  6. Mexer sempre, para não agarrar no fundo.
  7. Servi-las secas ou em calda.
  8. Se quiser com mais calda, adicionar, no último dia de cozimento, 1 copo (americano) de água quente no doce, quando estiver no fogo. Deixar esfriar.
  9. Rendimento: Em torno de 1 kg de doce.
Notas:
  1. À primeira vista, mais parecem ameixas pretas e podem também ser usadas como recheio de salgados, nas farofas ou como complemento de outros pratos.
  2. A quantidade de frutas não é excessiva porque a carambola tem muita água — na panela, murcha e diminui.
   receita do Wikibooks


Comentários