EXEMPLO DE VIDA:

                                            
Em jornal distribuído graciosamente, encontrei esta noticia que me deixou emocionada com o patriotismo dos japoneses.

Citar mais uma vez um exemplo de comportamento dos idosos japoneses  não é mera repetição, mas uma tentativa de fazer da informação mais que água mole em pedra dura, capaz de varrer  preconceitos.
Por isso, a  noticia que foi divulgada nos primeiros dias de junho, por toda a imprensa internacional, como “sacrifício inspirador”, merece aplausos e toda nossa atenção.

Um grupo de idosos japoneses entrou com uma petição junto ao seu governo pedindo permissão para limpar a estação contaminada da usina nuclear de Fukushima, localizada a 238 km  de Tóquio, que teve explosões depois do terremoto de março.
O grupo, Veteranos qualificados,  composto de mais  de 200 aposentados, com experiência em engenharia e outras profissões técnicas, se ofereceu para substituir pessoas mais jovens que estão se expondo aos altos níveis de radiação.
O porta voz do grupo cuja  média de idade  é de 85 anos,  argumentou  saberem ter menos de 20 anos para viver.  “Provavelmente estaremos mortos antes que apareça um câncer induzido pela radiação”, disse um deles. Acreditam que o risco para eles é menor e por isso querem poupar os jovens de trabalhar na região.
Indagados se queriam ser  os novos kamikazes, por se disporem a tanto, numa referência aos aviadores militares na segunda guerra mundial, eles responderam:  “Eles iam para morrer. Mas nós vamos voltar. Estamos sempre buscando formas para ajudar nosso  pais.  Na nossa idade o que melhor podemos fazer é dar o exemplo de amor a vida”.

Jornal da 3ª Idade, nº 63– São Paulo, junho de 2011.  www.jornal3idade.com.br

Comentários