Os jovens devem dormir oito horas por noite

Adolescentes que dormem pouco podem ficar obesos
 Uma pesquisa publicada na revista Sleep revelou que os adolescentes que dormem pouco têm mais chances de se tornarem obesos. A pesquisa foi realizada com jovens na faixa dos 16 a 19 anos. Além das chances de desenvolverem a obesidade, eles também correm o risco de ter doenças cardiovasculares.

Ao dormir pouco, os adolescentes alteram seus padrões alimentares, levando-os a ingerirem mais alimentos gordurosos. As calorias extras que levam ao ganho de peso são resultado de uma alteração crônica na alimentação. 

Engana-se quem pensa que ao dormir o cérebro fica passivo. Pelo contrário, é nesse período que ele trabalha com força total, pois é nessa fase que o indivíduo absorve o conhecimento, selecionando o que deve ficar na memória e o que não precisa.
O tempo ideal de sono é de oito horas, dormindo menos que isso a pessoa se predispõe a desenvolver algum problema de  saude.

Segundo estudo do Instituto Francês para a Nutrição (IFN), dormir menos do que o ideal influi no aumento de peso e no surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Dormir menos que oito horas diminui a retenção de hormônio leptina (limitador do apetite), dando reação contrária, pois aumenta a fome ao liberar mais grelina, segundo a doutora em neurociências do IFN, Karine Spiegel. 


Carolina Abranches 

Comentários