Os efeitos anticancerígenos dos legumes crucíferos.




Estudos realizados até agora indicam que os legumes crucíferos estão entre os principais responsáveis pelas propriedades anticancerígenas associadas ao consumo de frutas e legumes.
A couve e sua família de crucíferos – Couve-flor – couve –de-bruxelas – couve de folhas – brócolis – couve de cabeça - repolho branco e roxo e o verde frisado.
Nos tempos antigos as plantas da família crucíferas eram principalmente cultivadas por suas virtudes medicinais. Batizada de “legume de mil virtudes” por Hipócrates (460-377 a.C.) considerava a couve como remédio universal contra as doenças, uma verdadeira fonte de juventude, Catão escrevia em seu tratado de agri cultura, que a couve, “comida crua com vinagre, refogado em óleo, que a couve limpa tudo e cura tudo, até ressaca.
Os brócolis e as couves constituem fontes excepcionais dessas moléculas anticancerígenas e deveriam ser consumidas regularmente. Um cozimento leve, assim como uma boa mastigação das crucíferas, é necessário para aproveitar plenamente o potencial desses legumes.

Pesquisa do livro: Os alimentos contra o câncer - Richard Béliveau PH.D.

Comentários