Extrato de Agave adoçante natural




 Já ouviu falar do Agave? De origem mexicana este extrato é um excelente substituto do açúcar. O Agave é uma planta suculenta, originaria do México. Da variedade Azul é produzido o extrato ou xarope de Agave. A produção ocorre através de quebra, filtragens, homogeneização e evaporação da planta. É um substituto do açúcar, 100% natural.
O extrato de Agave tem coloração amarela clara, odor agradável e textura mais suave que o mel.
.É um alimento orgânico, de poder adoçante maior que o açúcar, e de baixo índice glicêmico (se transforma em glicose de maneira mais lenta) o que permite sua utilização por diabéticos controlados. É sem glúten, sem lactose e de origem vegetal. Tem 3,34 calorias por grama, é 3 vezes mais doce que o açúcar comum. Boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio. O extrato de Agave quando usado no lugar do açúcar tem efeito coadjuvante no emagrecimento, pois tem menos calorias e menor índice  glicêmico. Ainda devido ao baixo índice  glicêmico pode atuar como protetor contra diabetes - como é digerido mais lentamente não demanda grandes quantidades de insulina, importante para prevenção de diabetes.
.
Uso do Agave
.
* Como edulcorante (adoçante): para adoçar 250ml de suco substitua 1 colher de sopa de açúcar (15g) por 1 colher de sobremesa de Extrato de Agave (10g). Potencializador de sabor - realça o sabor de outros ingredientes como frutas e sucos; Amasse uma banana ou cozinhe maçãs e peras e adoce com um fio de Extrato de Agave.
* Na culinária: pode ser usado no dia-a-dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e muito mais,  pode ir ao fogo só para esquentar.
.
O Extrato de Agave é menos viscoso e dissolve mais facilmente que o mel ou o melado e não açucara. É um produto orgânico certificado. A planta que dá origem ao AGAVE é cultivada sem nenhum aditivo químico. O processo de beneficiamento da planta é também isento de qualquer substância química.


Uma planta nobre

O agave azul é um importante produto econômico do Estado mexicano de Jalisco. É o principal ingrediente na fabricação da tequila, bebida alcoólica tradicional no país. Além dela, outras bebidas, como o mezcal e o pulque, são também produzidas a partir da planta. E mais: do agave ainda é extraído um suco muito valorizado ao longo dos séculos graças às suas qualidades nutritivas. Os astecas batizaram-no de “água de mel”.

livro: Os alimentos contra o câncer
.

Comentários