Dicas sobre grãos

Cevada

Foi um dos primeiros cereais cultivados pelo homem. Na Antiguidade, já era usada para preparar o malte, utilizado na fabricação da cerveja, e também como ingrediente básico do pão.

É um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais selênio e magnésio, por isso é um alimento indispensável para quem quer manter o sistema imunológico saudável, sendo importante na formação óssea, na liberação de energia dos músculos e na “proteção” das células.

Uma particularidade especial é a presença de grandes quantidades de apigenina, um flavonóide com potente capacidade anti-cancerígena, antiinflamatória e anti-mutagênica.

Grão Sarraceno

Nativo da Ásia Central, chegou à Europa durante a Idade Média, mantendo até hoje uma grande tradição de consumo na Rússia.

Ele não contém glúten, sendo uma ótima opção para os portadores de doença celíaca, e é um ótimo substituto do trigo tradicional no preparo de receitas doces ou salgadas. Em termos nutricionais é uma boa fonte de manganês, magnésio e fibras dietéticas. Seus efeitos benéficos também estão ligados a presença de flavonóides, principalmente a rutina, e sua proteína é de alto valor biológico, já que agrega todos os aminoácidos essenciais

http://www.simalimentos.com.br

Comentários