Ração humana


O nome pode ser estranho, mas os benefícios desse alimento para a saúde são de admirar, seja para diminuir alguns quilos ou para deixar as refeições mais nutritivas. Conheça mais sobre essa mistura versátil que é ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras
A versão tradicional da ração humana é composta por aveia, farelo de trigo, linhaça, extrato de soja, gérmen de trigo, gergelim com casca, levedo de cerveja, gelatina hidrolisada (colágeno), guaraná em pó e açúcar mascavo. A receita é bem flexível e pode ser adaptada conforme a necessidade ou gosto de cada um, e também para quem sofre com algum tipo de restrição alimentar, como diabéticos e celíacos (pessoas alérgicas ao glúten). "Nestes casos, retira-se o açúcar mascavo para o diabético e, no caso do celíaco, substitui-se o farelo de trigo, o gérmen de trigo, o levedo e a aveia por farelo de arroz e flocos de quinoa", orienta a nutricionista Raquel Pimentel, da Educanutre Consultoria e Assessoria Nutricional, de São Paulo.
Emagrecendo com saúde
Além de ser rica em nutrientes, a ração humana é boa opção para quem precisa perder peso, pois atua como coadjuvante do emagrecimento, graças à combinação de ingredientes que oferecem fibras, vitaminas e minerais. Em conjunto, esses três componentes propiciam o emagrecimento natural e saudável. Nas dietas para redução de peso, os cereais integrais são de extrema importância devido à grande quantidade de fibras. "As fibras solúveis e insolúveis ajudam na saciedade e no bom funcionamento intestinal, eliminando inchaço e toxinas, além de diminuir a absorção de carboidratos e gordura da dieta", afirma Fernanda Granja.
Os nutrientes ajudam em todo o processo de metabolismo e no bom funcionamento do organismo, melhorando a resposta do corpo a um emagrecimento mais saudável. "Os minerais presentes na ração, como cromo, magnésio, zinco e selênio, além das propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudam a potencializar o metabolismo e a queima de gordura", atesta a nutricionista Raquel Pimentel.
De forma geral, a recomendação de ingestão diária é de 20 gramas, o equivalente a duas colheres das de sopa, que podem ser adicionadas a sucos, vitaminas, extrato de soja, leite, bebida à base de arroz, água, ou misturada a frutas. Pode ser utilizada como emagrecedor natural por até dois meses, depois disso é interessante que uma nova avaliação seja feita para readequação das porções alimentares e qualidade dos alimentos que compõem a dieta.
Por- Paula Bueno

Comentários