Pérola Água Doce - Pérola Água Salgada


A pérola, apesar de preciosa, não é pedra propriamente dita... É, na verdade, o resultado de um processo orgânico vivo. É o produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como por exemplo, um parasita ou um grão de areia.
Então veja, quando algo estranho penetra a ostra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem esse algo com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas; sim, porque as pérolas são, na verdade, feridas cicatrizadas.
É comum a confusão entre pérolas naturais e pérolas cultivadas... Bem, as naturais, por definição, são encontradas em moluscos por mergulhadores, sem que tenha ocorrido qualquer interferência em sua formação. São muito raras e o trabalho de prospecção é tão difícil que, desde 1916, elas não são mais procuradas. Na ocasião, a maior parte delas foi encontrada por acaso, e pela sua raridade, adornavam apenas as jóias da realeza.
As pérolas comercializadas hoje são cultivadas e em nada diferem das naturais em beleza, textura e durabilidade. O processo de formação é exatamente igual ao de uma pérola natural, com uma diferença: aquele ? algo estranho? que penetra a ostra (citado nos primeiros parágrafos) é feito de forma artificial. O homem o introduz manualmente (trabalho feito em cada uma).
O período de formação da pérola, dentro da ostra, varia de três a cinco anos... e somente um especialista pode diferenciar uma pérola natural de uma cultivada.
A cultura das pérolas (tanto de água salgada, como de água doce) é produzida em larga escala no Japão, na China... e tambem na India, Sri Lanka, Austrália, América Central...
Há uma diferença muito importante entre as ostras que vivem nestas águas. Aquelas que vivem em água salgada, produz 1 pérola ou, em caráter excepcional, 2 por vez.
Já as ostras que vivem em água doce produzem cerca de 13 pérolas por vez.
Em ambas, as pérolas produzidas podem ter várias cores, tamanhos e formatos. Na maioria das vezes, brancas e negras, dependendo da cor do nácar.
Nas pérolas de água doce, alem da branca e da negra, têm ainda no tom amarelo, azul, vermelho, castanho, rosa...
Não é possível garantir a vida de uma pérola por um tempo determinado, mas estima-se que possa alcançar 100, 150 anos ou até mais. Exemplares de várias centenas de anos mantêm ainda boa aparência.
Segundo estudiosos, a pérola simboliza a pureza, perfeição e poder. Afirmam ainda, que além do glamour, marca um importante rito de passagem, ou seja, simboliza a continuidade da vida: passagem de menina à mulher (debutante e/ou noiva).


Comentários

21212 disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.