SER COMO CRIANÇA

O Teólogo Albert Nolan em sua obra “Jesus Hoje”, fala que o fato de Jesus ter colocado diante dos apóstolos como modelo para ser emitado, uma criança, foi algo tremendamente surpreendente.

Na época de Jesus, uma criança por não possuir maturidade era um ser meio insignificante para a mentalidade predominante. Numa certa ocasião, pensando os discípulos que Jesus estaria muito ocupado com os adultos e não teria tempos para as crianças, tentaram logo afastar os pequenos; percebendo o ocorrido Jesus chama as crianças para o seu lado, afirmando que “delas é o Reino dos Céus”.

As crianças nos dão exemplo de confiança em seu relacionamento com os pais. È muito lindo ver as crianças nas ruas segurando a mão do pai ou da mãe, dormindo no colo, sendo amamentadas. Parece até que nestes momentos elas deixam de ser elas mesmas para se tornarem uma só com seu pai ou sua mãe. Ter espírito de criança, conforme sugere o próprio Jesus não significa ser frágil, imaturo, mas confiar. Quem confia, enfrenta o medo, anima aos outros, não para diante dos obstáculos.

Outra característica da criança é o “encantar-se”, se surpreender com tudo ao seu redor. Se alegra por pouca coisa e ri com maior facilidade. Para nós adultos tudo se torna rotina, enquanto que a criança se maravilha com tudo!! Temos muito que apreender com elas.

“Segundo o físico Einstein, ao deixarmos de encantarmo-nos já estamos morrendo”. Jesus se maravilhava com os lírios do campo, as aves do céu. Abandonar-se em Deus, confiar Nele, nos traz segurança tão grande que apesar de todas as dificuldades que possam existir seremos capazes de rir e vivermos despreocupados como crianças.

Por: Frei Marcelo Ocanha

Comentários