HORTELÃ

Como Conservar Seca - Guarde-a em vidros escuros, ao abrigo da luz, e não se esqueça de verificar o prazo de validade. Fresca - Lave-a e guarde-a em saquinhos na geladeira, por alguns dias. Você também pode tê-la plantada em vasinhos. Congelada - Lave bem as folhas da hortelã e pique-a, coloque-as em formas de gelo com água, leve-as a congelar, retire-as da forma e guarde-as em saquinhos fechados, próprios para alimentos.
Histórico e Curiosidades. Segundo a mitologia grega, a esposa enciumada de um deus grego, amaldiçoou Mentha, uma de suas ninfas, transformando-a em hortelã.
Óleo medicinal - Mergulhar um bom punhado de folhas e flores amassadas em azeite por 4 dias para aplicações locais com massagens. Utilização Uso caseiro:
Plantar perto das rosas para afastar os pulgões. Espalhar folhas frescas ou secas nas despensas, para afastar os ratos.
Uso culinário: Bom para kibes, molhos, saladas, carnes. A geléia de hortelã acompanha carne ou costeleta, carneiros assados. Ervilhas condimentadas com hortelã. Curtida com vinagre dá toque especial para saladas e assados. Pode ser acrescentada em ovos mexidos e omeletes.
Uso mágico: Atribui-se às mentas poder afrodisíaco. Seu uso está associado aos feitiços de saúde, proteção, dinheiro e exorcismo. Aroma terapia: Fortalece a autoconfiança, dissolve pensamentos negativos, medo e egoísmo.

Comentários